_DSC0192.jpg
MINHA HISTÓRIA

Entre pigmentos naturais, a artista plástica Margarette Mattos encontra inspiração, há 30 anos, para que sua arte ganhe vida. No ateliê montado no basement do apartamento que mora em Cambridge, Massachussets, nos EUA, os pincéis - as vezes coloridos pelo processo de criação repentina ou limpos por já terem registrado sua beleza nas telas -, são parte de uma decoração cheia de história.
Margarette iniciou seu trabalho no Espírito Santo, Brasil, priorizando formas abstratas utilizando pó de minério de ferro com tinta acrílica, pigmentos de óxido de ferro combinados com ceras, terra, ouro, cobre, resinas acrílicas e vinílicas. 
Desde  2005, quando ganhou seu primeiro prêmio nos Estados Unidos, o trabalho da artista roda o mundo. A  artista capixaba tem mais de 10 prêmios em sua carreira, sendo oito internacionais – seis no Brazilian International Press Awards e dois Focus Brasil Awards.
Sempre antenada ao cotidiano, Margarette se mantem atualizada e apoiando projetos que trazem inspiração para seus colegas, como o Mostra Sua Cara, que são bate-papos diários feito pela plataforma  Zoom, que funcionam como uma troca de experiências de artistas do mundo todo neste momento de pandemia.